SOBRADINHO / RIO GRANDE DO SUL

O QUE FAZER EM SOBRADINHO

Balneário Curva do Rio

Aqui no Balneário Curva do Rio encontramos tudo aquilo que precisamos para passar um belo final de semana em família. Atividades de lazer como jogos de sinuca e bocha, campo de futebol sete com grama natural, quadra de vôlei de areia, piscinas adulto e infantil, playground infantil, natureza exuberante com muitas árvores, sombra para você fazer um churrasco em uma das varias churrasqueiras espalhadas pelo balneário e tudo isso na beirinha do rio.

Com 9 cabanas para receber seu visitante que quer hospedagem, o local tem capacidade de receber quase 50 pessoas nas cabanas além da vasta área de camping para barracas, com agua e luz. As cabanas são rusticas e simples e contam com geladeira, fogão, pia, camas, sofás, mas é importante salientar que você precisa levar suas roupas de cama e banho.

Para quem quer apenas passar o dia o local oferece acesso a todas as áreas do balneário assim como também as piscinas, dentro dos horários determinados. Já a alimentação pode ser feita no local com agendamento prévio ou você pode levar suas coisas e fazer sua comida em alguma cabana ou churrasqueira espalhada pelo balneário.

Balneário das Nascentes

Mais um belo balneário em Sobradinho, o balneário das Nascentes conta com bela infraestrutura para receber seu visitante. Localizado na beira do rio o local recebe pessoas para curtir um banho no rio e fazer aquele churrasco em uma das varias churrasqueiras espalhadas pela propriedade.

Se a opção for por um banho de piscina, são 4 as opções para você escolher. A diversão não para por ai, tem mesas de sinuca e cancha de bocha que fazem a alegria de jovens e adultos. Um belo quiosque em meio ao campo aberto garante aquele churrasco mesmo em dias de chuva.

Casa de Cultura

A Casa da Cultura de Sobradinho esta instalada num prédio histórico. Construído no estilo renascentista italiano e localizado no centro de Sobradinho, a obra teve início em meados do ano de 1929 e foi concluída no ano de 1932 durante a gestão do Intendente Senhor Santo Carniel.

Serviu como sede da administração municipal no período de 1932 à 1987. O prédio foi tombado como Patrimônio Histórico Municipal por Lei Municipal em 20/07/1999. Porém bem antes disso em 1987 mesmo foi inaugurado como Casa da Cultura “Amário João Lazzari”, tendo como primeiro diretor o Professor Jary Schirmer.

A Casa da Cultura abriga a Biblioteca Municipal, o Museu Histórico Municipal, o Espaço Vêneto, projeta e executa juntamente com a Secretaria de Educação a Feira do livro e com todas as Secretarias, a Páscoa na Praça, o Natal das Estrelas, Desfile de Carnaval, hora do conto, exposições temáticas, saraus, eventos como lançamentos de livros, palestras e outros. Na Casa da Cultura também são agendados passeios, caminhadas e o calendário de eventos do município.

Cascata Carijinho

O mais belo dos atrativos naturais de Sobradinho em nossa opinião é a Cascata Carijinho. Ela com certeza não é a maior da região e tão pouco de Sobradinho mesmo, mas ela encanta pela beleza dos paredões após a queda d’agua.

Um enorme poço se forma após a queda, não sei dizer a profundidade pois não entramos na agua durante nossa visita mas aparentemente é fundo e com poucas opções de saída de dentro da agua depois de entrar nela, apenas um pequeno espaço que formou uma espécie de escada nas rochas deve servir de apoio na hora de sair da agua. Acima das rochas passa um antigo aqueduto que esta desativado e que não há trilha aberta para seguir por ele e ver onde vai dar.

O acesso a cascata é livre por uma pequena trilha de cerca de 300 metros partindo da beira da estrada mato a dentro. Trilha super simples, com pequeno grau de elevação que torna a volta um pouco mais cansativa. Não há nenhum tipo de infraestrutura no local, quem quiser ir precisa se atentar a entrada da trilha em meio as arvores e levar tudo que precisar, principalmente agua e um lanchinho se for ficar por mais tempo por lá.

Cascata Pousada do Sol

Nas terras do Sr. Arlindo Zavarezi por mais de 100 anos sua família cultivou e protegeu as arvores e a vegetação local. Após muitos anos foi criado um balneário no local, que fechou após a venda das terras, o que acabou colaborando para o cenário que encontramos, de um lugar lindo e pouco explorado.

A cascata deve ter uns 20 metros de altura, e sua trilha é beirando o rio ou por dentro dele, tivemos de atravessar por sobre as rochas varias vezes até chegar na cascata. São duas trilhas, a trilha por baixo dela é mais fácil com acesso mais tranquilo e curto já a trilha que vai por cima é mais difícil, com um trecho mais longo de caminhada mas nada que se impeça de chegar até esta bela queda d’agua.

O acesso é apenas com agendamento prévio com os proprietários que servem de guias para os visitantes pelas trilhas até a cascata. Abaixo deixaremos o contato para quem quiser ir conhecer a cascata.

Leave A Reply